Aprenda em 6 Passos Simples Como Fazer Planilha no Excel

Como Fazer Planilha no Excel
Aprenda todas as técnicas de como Fazer Planilha no Excel e comece já a sua planilha!

Quer fazer uma planilha no Excel? Veja aqui como fazer planilha no Excel de forma simples e rápida.

Você precisa de mais organização para a sua empresa ou vida pessoal? Saiba que ter organização é uma das premissas básicas para ser bem sucedido em qualquer circunstância. Felizmente, existem diversos métodos e ferramentas que agregam muita praticidade para quem quer se organiza em qualquer setor.

O bom da organização é que não é algo que, necessariamente, precisa “nascer” com a pessoa, você pode desenvolver, desde que tenha paciência e muita disciplina.

Entre os métodos mais comuns de organização de informações estão as planilhas, que podem ser utilizadas para praticamente tudo. Por exemplo, você precisa fazer controle de estoque, finanças, custos ou fluxo de caixa? É perfeitamente possível usar um tipo de planilha para cada uma destas necessidades. Além disso, vale ressaltar, este relatório pode ser construído tanto para questões empresariais quanto pessoais.

Uma das principais ferramentas utilizadas para a elaboração de planilhas é o Excel, que é considerado simples de mexer, dinâmico e moderno. Essa plataforma é muito funcional para ambientes corporativos e uso pessoal. Para você que ainda não tem domínio desta ferramenta, montamos esse texto para você, ensinando como fazer planilha no Excel, lembrando que, qualquer coisa, pode comprar as planilhas prontas aqui no site mesmo. Confira abaixo:

O Que é o Excel?

Mesmo que você ainda não tenha usado, provavelmente já ouviu falar no Excel, não é mesmo? Esta ferramenta nada mais é do que um software, desenvolvido exclusivamente para a criação de planilhas. A plataforma faz parte do Pacote Office da Microsoft, podendo ser encontrada em versões básica ou mais atualizadas e modernas.

O primeiro ponto positivo do Excel é o simples fato de ser facilmente encontrado, consequentemente, você poderá ter um custo irrisório ou nenhum para utilizar a plataforma.

Ao abrir uma página do Excel, você pode nomear o documento e moldar a planilha de acordo com as suas necessidades, pois ele permite criar um número ilimitado de colunas e células, fazendo todas as divisões que são necessárias para comportar os seus dados de maneira organizada e que posteriormente facilite a sua interpretação.

Também, não podemos deixar de frisar que o Excel oferece recursos gráficos e automáticos quando estabelecidos com fórmulas, por exemplo, você utiliza uma forma de soma de diversos meses e dados, você pode utilizar gráficos de candles ou até mesmo em forma de “pizza” para facilitar a visualização.

4 Coisas Que o Excel Faz Por Você

Parece bobagem, mas sim, o uso do Excel pode mudar a sua vida para melhor, devido aos benefícios que traz para a execução das suas atividades. Alguns dos benefícios que podemos mencionar são:

1 – Organização

Se você está recorrendo ao uso de uma planilha para controlar tarefas ou informações financeiras, está mais do que evidente de que precisa de organização, e é justamente isso que o Excel lhe oferece. Esta ferramenta permite que o relatório seja moldado de acordo com as suas necessidades, separando os dados por colunas e células, oferecendo praticidade para a interpretação de cada um deles.

2 – Dinamismo

Quem acha que o Excel serve apenas para acomodar informações em forma de tabelas está muito enganado, pois as versões mais atuais do programa possibilitam fazer cálculos automáticos, elaborar projeções e análises sobre os dados inseridos. Dessa maneira, você pode inserir funções que otimizam o uso da planilha.

Na verdade, o Excel permite muita, mas muita coisa mesmo, porém, é preciso estudar a finco todas as suas funcionalidades e, é claro, aprender bem as fórmulas. Especialistas no assunto fazem verdadeiros milagres, chegando praticamente à criação de um software de contabilidade.

3 – Praticidade na Interpretação dos Dados

Apenas fazer a planilha não é garantia de sucesso para o controle de suas atividades ou finanças é necessário saber como usá-la posteriormente. Foi pensando nisso, que o Excel disponibiliza a criação de gráficos dentro da planilha, ou seja, a medida que os dados são depositados, a ferramenta vai gerando gráficos de forma automática. Assim, você não precisa consultar toda a planilha, basta visualizar os gráficos.

4 – Economia de Tempo e Dinheiro

Economia de tempo e dinheiro para fazer planilha no excel
Aprender como fazer planilha no excel também é economizar tempo e dinheiro. Em um tempo cada vez mais corrido e dinâmico, a planilha eletrônica do excel irá otimizar o seu trabalho.

A vida está cada vez mais corrida e você não quer perder tempo como planilhas, né? Com o uso do Excel, a sua vida vai se tornar muito mais prática, pois a organização que ele oferece irá poupar tempo com a construção e interpretação da planilha. Além disso, depois de pagar pelo Pacote Office, será possível usar o software por tempo ilimitado, sem nenhum custo, gerando economia de dinheiro.

Aprenda em 6 Passos Como Fazer a Planilha no Excel

Vamos à parte que pode lhe parecer mais complicada? A criação e elaboração da planilha é simples e complicada ao mesmo tempo, dependendo diretamente do ‘tipo’ de planilha que você deseja montar. Por exemplo, supondo que você deseje criar uma planilha de gerenciamento de fluxo de caixa ligada a questão financeira e contábil da empresa, bom, por óbvio que será difícil criar uma planilha desse nível, contudo, caso deseje criar uma planilha simples de registro de gastos pessoais, é bem mais razoável que consiga, concorda?

Vamos ensinar abaixo como fazer a planilha no Excel, atenção!

1 – Defina o Que Você Quer Controlar

Em primeiro lugar, é importante compreender que existem diversos modelos de planilha no Excel, justamente porque cada um cumpre a função de mensurar e controlar uma determinada área. Portanto, a sua primeira missão é definir o que será controlado com a elaboração deste relatório.

Neste processo, é importante estudar e chegar a uma conclusão do que precisa ser controlado na sua empresa ou vida pessoal como, por exemplo, estoque, finanças, fluxo de caixa, custos operacionais, gastos pessoais e até mesmo notas escolares. Faça uma planilha para cada tipo de necessidade, misturar os dados pode gerar confusão e comprometer o seu resultado final.

2 – Faça o Levantamento dos Dados

Levantamento dos dados para fazer planilha no excel
Fazer o levantamento dos dados no papel para fazer planilha no excel é uma excelente maneira de não esquecer nenhum dado da planilha excel.

Então, você já sabe o que vai controlar, mas e agora, o que fazer? Nesse momento é necessário fazer o levantamento dos dados. Essa é considerada uma das etapas principais para que a sua planilha seja bem sucedida, por isso, exige-se muita atenção e cautela para colher todos os dados necessários.

Comece fazendo uma lista de todas as informações que precisam compor a planilha. Aconselha-se fazer primeiro em uma folha de papel, depois passar para a planilha, isso porque, costuma-se lembrar melhor.

Por exemplo, se o relatório é para controlar as suas contas pessoais, é necessário listar todas as contas contraídas, valores e datas de vencimento. Para que o levantamento seja mais assertivo, uma boa dica é usar notas fiscais, recibos e demais documentos que indiquem a compra de um produto ou contratação de um serviço.

3 – Estruture a Planilha

Mãos à obra! A primeira coisa a ser feita para construir a planilha é estruturá-la. Por isso, vá até o ícone do Excel e clique como botão esquerdo. A página inicial irá abrir, na sequência, direcione-se até a caixa “Salvar Como”, dê um nome para o documento e determine o local em que será armazenado. Se possível, crie uma pasta especialmente para a planilha, assim ela não será perdida entre outros arquivos.

Na sequência, clique em “Inserir” e determine a quantidade de colunas e células que a tabela deve ter. Se a sua planilha tem 3 categorias e 7 informações, então deve conter 3 colunas e 7 células em cada coluna. Esse é o esqueleto básico de uma planilha eletrônica.

4 – Insira os Dados na Planilha do Excel

A etapa de inserir os dados na planilha do Excel pode ser considerada relativamente fácil, porém, requer muita atenção para que nada seja esquecido. Portanto, pegue o levantamento dos dados que foi feito anteriormente e comece inserindo as categorias, que devem ser especificadas no topo da página e por coluna. Depois, coloque as informações nas células.

Tome como exemplo uma planilha de contas a pagar. Neste caso, seria feito uma coluna com o tipo de conta, outra para o valor e uma para a data de vencimento. A partir daí é só colocar cada dado no seu lugar. Não se esqueça de conferir se todas as informações foram transferidas para a planilha, do contrário você poderá ter surpresas desagradáveis, principalmente em se tratando do controle de contas e finanças.

5 – Insira as Fórmulas na Planilha do Excel

Essa é a parte mais complicada. Inserir as fórmulas é sempre difícil, mesmo que você as saiba de memória.

As fórmulas podem ser encontradas na parte superior da planilha, em um campo “em branco”, ao digitar, por exemplo, SOMA, irá aparecer a fórmula da soma, bastando dar ENTER. Selecione tudo que deseja selecionar e aplique a fórmula de soma. Você pode utilizar outras fórmulas, a SOMA foi apenas um exemplo.

A parte mais importante em aplicar fórmulas é fazer com cuidado, porque se você errar algo constará como ERRO em tudo, o que é um grande problema, porque terá que fazer novamente a maior parte do seu trabalho, então, cuidado!

Uma boa dica é ir salvando tudo que fizer e der certo.

6 – Salve o Documento Depois de Acrescentar Novas Informações

Você terminou a construção da planilha? Vá até o botão “Salvar” e clique com o botão esquerdo do mouse. Este processo tem que ser repetido sempre que um novo dado for inserido no documento. Dessa forma, se ocorrer algum desligamento do Excel inesperado os dados não serão perdidos.

Lembre-se sempre de confirmar se os dados inseridos estão corretos antes de salvar, principalmente no tocante as fórmulas.

Por fim, saiba que mesmo depois de salvar a planilha, você poderá alterá-la sempre que julgar necessário, podendo colocar novas colunas, células e acrescentar informações. Porém, cuidado para que o documento não fique muito cheio e acabe comprometendo a sua interpretação.

Aprendeu como fazer planilha no Excel? Conte-nos suas dificuldades e cadastre seu e-mail para receber mais dicas.

DEIXE UMA RESPOSTA