4 Coisas Importantes Que se Aprende nas Aulas de Excel

Aulas de excel
Entenda o que as aulas de excel podem lhe oferecer. Depois de adquirir prática as planilhas excel vão te ajudar tanto pessoal quanto profissionalmente.

O Excel é um software muito utilizado, principalmente em empresas. Quer aprender? Saiba um pouco sobre as aulas de Excel.

Você trabalha no setor administrativo de uma empresa e carece de métodos para promover a organização das suas atividades? Um dos pontos chaves a se atingir em uma empresa é conseguir otimizar o tempo, trabalho e organização. Para que isso seja possível, uma boa dica é adotar métodos de controle, o que permite que as execuções e resultados alcançados sejam mais eficientes, o que ajuda a evitar o retrabalho e prejuízos financeiros.

Entre os métodos mais adotados para promover o controle e organização das atividades realizadas nos setores das empresas estão as planilhas, que podem ser classificadas como relatórios que reúnem informações detalhadas sobre um determinado tema. Atualmente, com a diversidade de plataformas tecnológicas disponíveis no mercado, é possível encontrar inúmeros softwares voltados especificamente para a criação de planilhas eletrônicas.

Outro ponto que tem aumentado ainda mais a utilização de planilhas é a possibilidade de hospedá-las nas “nuvens”, espaço de armazenamento “online”, com isso, diversas pessoas (desde que permitido pelo administrador) podem alterar os dados, ou seja, mantendo um controle em grupo. É realmente bem interessante ter, ainda mais em empresas/setores.

Quando se fala em programas digitais para a construção de planilhas, é impossível não citar o Excel, que é um dos mais populares do mundo, sendo utilizado para o controle de atividades domésticas e empresariais. Contudo, nem todo mundo tem o domínio das funções desta ferramenta. Portanto, para ajudar a compreender melhor essa ferramenta tão importante, iremos trazer mais informações sobre aulas de Excel. Confira abaixo:

O Que é Excel?

Muito provavelmente você já deve ter ouvido falar no Excel, mas talvez não esteja tão familiarizado com o uso das suas funções. Que tal entender o que é o Excel antes de começarmos então? O Excel nada mais é do que um software que pertence ao Pacote Office, da empresa Microsoft, tendo sido desenvolvido exclusivamente para a construção de planilhas.

Para ter o Excel no seu computador é preciso comprar o Pacote Office, que é composto por pelo Excel e outros softwares de criação de documentos e edição de imagens, depois é só instalá-lo. É importante ressaltar que a aquisição do produto tem um custo, que pode variar de acordo com a versão dos softwares. Após o pagamento, o usuário poderá ter acesso ilimitado à plataforma e não terá mais gastos.

Se você tem computador, provavelmente já possui o software, dê uma olhadinha no seu office e procure pelo Excel.

Por Que Usar o Excel?

Vamos combinar que a confecção de planilhas não é exatamente uma tarefa fácil, e se você escolher as ferramentas erradas ela pode se tornar ainda mais dificultosa, fazendo com que a sua intenção de controlar um determinado setor “vá para o espaço”. Não pense que criar uma planilha de controle é “perda de tempo” ou trabalho, porque não é, bem pelo contrário, é uma forma de maximizar o seu desempenho, é praticamente um “investimento”. Por isso, ao decidir usar o Excel, ele trará muito mais praticidade para agregar as informações de forma detalhada e de fácil interpretação.

Você não tem tanta “intimidade” com as plataformas digitais? Não se preocupe! Afinal de contas, o Excel é um software muito simples de mexer (criar as planilhas com fórmulas/funções que é um pouco mais difícil), oferecendo funções dinâmicas, que permitem que haja mais interação entre o usuário e os dados da planilha como, por exemplo, a criação automática de gráficos, que facilitam a interpretação das informações.

Dicas Sobre Aulas de Excel

Se você está convencido de que o Excel realmente é uma ferramenta que pode te auxiliar na confecção de planilhas e controle de dados, é o momento de aprender como utilizá-lo a seu favor, concorda? Mas como mexer no software se você não tem nenhuma noção do seu funcionamento? O recomendado é fazer aulas de Excel, começando pelo básico e seguindo até o nível avançado.

Onde Você Pode Fazer Aulas de Excel

A necessidade do uso de Excel nos ambientes corporativos é algo muito latente, o que faz com que existam diversos cursos oferecendo aulas para quem está disposto aprender a mexer nesta plataforma.

Saber lidar com a plataforma Excel é tão importante que, principalmente nos setores de contabilidade e administração, as empresas exigem o conhecimento do Excel e manutenção de planilhas, afinal, é utilizado na empresa, como você não saberá o básico e deseja trabalhar?

No tocante aos cursos, é recomendado procurar cursos presenciais do Pacote Office, que ensinam a usar todas as plataformas da Microsoft, ou recorrer às aulas específicas do Excel.

Agora, quem não tem muito tempo disponível para fazer um curso presencial tem como alternativa os cursos online de Excel, que podem ser igualmente funcionais. Nesse sistema, as aulas podem ser assistidas em tutoriais gratuitos ou serem compradas em sites específicos, que disponibilizam vídeos, apostilas e tarefas para o aluno treinar.

Caso você seja um “bom autodidata”, é possível ainda adquirir ou baixar apostilas de Excel, porém, é claro que você terá mais dificuldade e precisará praticar bastante para conseguir atingir um nível de perfeição razoável.

4 Coisas Que se Aprende nas Aulas de Excel

O Excel é um software bastante completo, logo, o seu uso não serve apenas para a criação de planilhas, uma vez que conta com diversas funções que podem ser utilizadas ao seu favor, como é o caso do sistema de gráficos. Portanto, acompanhe abaixo o que irá aprender nas aulas de Excel.

1 – Introdução ao Uso do Excel

Ao se inscrever nas aulas de Excel, os primeiros conteúdos aprendidos dizem respeito à introdução ao uso deste software, pois é preciso que o aluno conheça o programa, para quais atividades ele pode ser utilizado e como tirar melhor proveito de todas as funções que oferece.

Normalmente, através da introdução os alunos conseguem visualizar o motivo de ter de aprender a mexer na plataforma, fazendo com que foquem ainda mais no aprendizado, o que costuma trazer excelentes resultados, é claro.

Durante o processo, você saberá todas as tarefas que irá aprender no período das aulas. Além disso, também serão ensinadas coisas básicas como nomear o documento, criar uma pasta específica para salvar a planilha, criar atalhos, entre outras coisas.

2- Formatação de Células

Depois de ser introduzido às funções básicas do Excel, o aluno irá aprender como formatar as células, que nada mais são do que as colunas e espaços em que são colocados todos os dados levantados com antecedência para promover o controle de um setor empresarial ou doméstico.

Nesta etapa você será orientado a ir até a página inicial do programa, depois clicar no botão “Inserir”, o qual está localizado na borda superior. Feito isso, é só definir a quantidade de colunas e células que a tabela terá, que devem estar de acordo com as categorias que compreendem e separam as informações por categorias. Após este procedimento, basta dispor os dados.

Perceba que a quantidade de colunas e células é importante, por isso que é aconselhável fazer um “pré-estudo” do que você irá controlar através da planilha, quantidade de informações que precisarão ser alocadas e etc, assim poderão ser escolhidas as quantidades de colunas, células e funcionalidades antes mesmo de iniciar, porque, durante o processo, se torna mais difícil.

3- Operações Matemáticas Básicas

Com toda a certeza o uso do Excel facilita muito o desenvolvimento das suas atividades cotidianas, bem como a apuração e análise dos dados. Em decorrência disso, durante as aulas de uso deste software você aprenderá sobre operações matemáticas básicas, uma vez que existe a possibilidade de promover cálculos automáticos.

Embora seja possível fazer contas automaticamente, é necessário que o aluno entenda o mecanismo dos cálculos, saiba escolher as fórmulas que mais condizem com a sua necessidade no momento e aprenda a programar as contas para chegar a resultados mais precisos e satisfatórios para os seus relatórios.

4- Médias e Gráficos

Médias e gráficos nas aulas de excel
As médias e gráficos nas aulas de excel vão sendo inseridas automaticamente e acordo com o lançamento dos dados na planilha eletrônica do excel.

Uma das grandes facilidades que o Excel oferece aos seus usuários e o fato de disponibilizar médias e gráficos que vão sendo construídos automaticamente de acordo com a inserção dos dados na planilha. Por isso, o curso oferece um módulo especial para que você aprenda a dominar essas funções e interpretar os seus resultados.

Neste módulo do curso o aluno irá descobrir como estruturar os gráficos, personalizando-os de acordo com as suas necessidades, além de saber como tirar médias das informações descritas na planilha. A partir desta função, torna-se mais fácil assimilar os dados e usá-los em reuniões sobre o desempenho do setor empresarial.

2 Dicas Para o Seu Aprendizado Ser Mais Eficiente

O ideal é que as aulas de Excel sejam o suficiente para que você aprenda a mexer nesta ferramenta com propriedade. Porém, se o processo estiver sendo dificultoso ou se houver a necessidade de avançar nos seus estudos, saiba que algumas dicas preciosas podem te ajudar muito. Vamos lá?

1 – Pratique

Nós só aprendemos efetivamente a mexer em uma plataforma quando praticamos. Por isso, é de fundamental importância criar o hábito de usar o Excel, o famoso “fuçar” em todas as suas funções, enfim, tentar colocar o que aprendeu em prática.

Quando se trata do Excel, impossibilidade de trabalhar com ele não é desculpa, afinal, quase todos possuem em seu computador, é só querer utilizar.

2 – Faça Downloads de Modelos de Planilhas

Download das planilhas nas aulas de excel
Download dos modelos de planilhas nas aulas de excel facilitará o aprendizado. Pois, ao comparar como foram feitas te auxiliará a montar com maior facilidade as suas planilhas do excel.

Outra maneira eficiente de dominar o Excel de uma vez por todas é fazendo o download de modelos de planilhas e estudando como foram elaboradas, pois o foco das aulas é no uso das ferramentas e não na construção dos diferentes tipos de planilha. Portanto, ao fazer esta atividade além de praticar o uso da plataforma, você assimilará como tirar o melhor proveito dela para cada versão de relatório.

Quer fazer aulas de Excel e desfrutar dessa poderosa ferramenta? Comente e cadastre seu e-mail para receber mais dicas!

DEIXE UMA RESPOSTA