Média Ponderada Excel: Como Fazer e para Que Serve?

Veja como fazer a média ponderada no Excel e facilitar o cálculo de valores da sua empresa com a média ponderada.

Os cálculos fazem parte do dia a dia das empresas. Afinal, é preciso realizar contas para efetuar novas compras para o estoque e o pagamento dos funcionários, entre outras situações em que a análise de número se faz necessária. Um dos processos matemáticos mais usados no mundo dos negócios é a média ponderada Excel, que fornece uma estimativa para elementos que possuem pesos ou relevâncias diferentes.

média ponderada excel

Para obter mais facilidade, a média ponderada pode ser feita no Excel, sendo necessário usar uma fórmula específica para chegar ao resultado e evitar erros que possam comprometer o planejamento da empresa.

Quer saber mais sobre a média ponderada no Excel e como utilizá-la? Confira:

O Que é a Média Ponderada Excel

A média ponderada é um tipo de cálculo que fornece uma estimativa do valor central de um conjunto de informações cujos elementos têm pesos ou relevâncias diferentes. Para um conjunto de i valores xi com respectivos pesos  pi , pode-se definir a sua média ponderada pela expressão Σ xi · pi / Σ pi .

Há cálculos que envolvem média que podem ser realizados através do uso dos critérios de média simples ou média ponderada. Ao usar a média simples, a ocorrência dos valores tem a mesma importância. Já no caso da média ponderada são atribuídos aos valores importâncias que se diferem.

Na média simples os valores são somados e divididos pela quantidade de termos adicionados. Enquanto que a média ponderada é calculada por meio da soma das multiplicações entre os valores e pesos divididos pelo resultado dos pesos. Para te ajudar a entender a média ponderada, veja o exemplo a seguir:

Na escola de Ana, a média anual de cada disciplina é calculada de acordo com os princípios da média ponderada. Levando em consideração que o peso das notas esteja relacionado ao bimestre em questão, vamos determinar a média anual de Ana sabendo que as notas em Matemática foram iguais:

1º Bimestre 7,0

2º Bimestre 6,0

3º Bimestre 8,0

4º Bimestre 7,5

Média Ponderada = 7,0 *1+6,0*+2+8,0*3+7,5*4/ 1+2+3+4

Média Ponderada = 7,0+12,0+24>0+30,0/10

Média Ponderada = 73/10

Média Ponderada= 7,3

Portanto, a média ponderada anual de Ana equivale a 7,3.

Como Funciona a Média Ponderada Excel

O Excel ajuda no cálculo da média ponderada, porém, esta plataforma não possui uma função específica para este tipo de cálculo. Portanto, para realizar o cálculo da média ponderada, você pode usar a seguinte fórmula: = Soma (valores) / Soma (pesos). Neste caso, o peso corresponde à listagem de pesos na população e valores é o conjunto de seus valores ponderados, que são multiplicados por seus pesos correspondentes.

O cálculo da média ponderada é realizado por etapas, cuja sequência deve ser respeitada para não interferir no resultado final. Em primeiro lugar, é necessário fazer a coleta dos dados, ou seja, dos dados que possuem pesos ou importâncias diferentes. Feito isso, é preciso ponderar os valores de acordo com a tabela de pesos, sendo necessário calcular o produto de cada elemento por seu peso.

Na próxima etapa, é feito o cálculo da soma dos pesos. Para que isso seja possível utilizando a plataforma do Excel, basta aplicar a função Soma nas cédulas em que os valores estão distribuídos. A partir daí, você perceberá que é possível fazer o cálculo da média ponderada do conjunto de dados, é só dividir a soma dos valores ponderados pela soma de pesos obtida no processo anterior.

Como fazer a Média Ponderada Excel

média ponderada exceel como fazer

Você precisa obter a média de valores referentes ao seu negócio? O uso do Excel simplifica o cálculo da média ponderada, mas para não cometer erros no resultado é preciso saber como usar corretamente as ferramentas disponíveis na plataforma. Aprenda a seguir como fazer a média ponderada Excel:

1- Acesse a Plataforma

A primeira etapa para calcular a média ponderada no Excel é acessar a plataforma. Portanto, na “Área de Trabalho” do seu computador vá até o ícone do Excel e clique para abrir a página. A partir daí, basta salvar o documento com o nome desejado para que as informações possam ser armazenadas.

2- Insira os Valores no Excel

Após abrir e salvar o novo documento do Excel é necessário inserir os valores que serão calculados na página. Para que o cálculo funcione corretamente é indicado inserir os números em duas colunas.

Para ilustrar, considera um exemplo em que os valores são colocados na primeira coluna vão desde a célula B2 até a B6, e os valores da segunda coluna vão desde a célula C2 até a C6.

3- Faça o Cálculo da Média Ponderada

Para prosseguir com o cálculo da média ponderada no Excel você deve começar escrevendo em uma célula vazia o seguinte código: “=SUM(C2:C6)”, que é responsável por ativar a fórmula que irá realizar o cálculo da soma dos números da segunda coluna, sendo esta uma das etapas para chegar até a média ponderada. Em seguida, basta dar “Enter” para que o cálculo seja realizado e o resultado evidenciado para prosseguir para a próxima etapa.

Na próxima fase do cálculo da média ponderada no Excel você deve escrever a seguinte fórmula em outra célula vazia “=SUMPRODUCT(B2:B6,C2:C6)”. Por meio desta fórmula é possível calcular o total da primeira e segunda coluna.  Depois, é preciso dar “Enter” novamente para que o cálculo seja realizado automaticamente.

Na terceira etapa do cálculo da média ponderada Excel você irá escrever mais uma vez em uma célula vazia a seguinte fórmula “=C11/C10”. Esta fórmula é importante para promover o cálculo total da soma ponderada da primeira coluna quando é comparada com a segunda coluna. A partir daí, você tem de clicar em “Enter” para que o valor total da média ponderada seja obtido.

Para Que Serve o Cálculo da Média Ponderada

A média ponderada é importante para realizar o cálculo de dados que possuem números ou pesos de valores diferentes. Por meio deste cálculo é possível obter uma média que evidencia o panorama de um determinado cenário.  Por exemplo, se a empresa quer saber qual é a média de vendas realizadas nos últimos dois meses, o cálculo da média ponderada é a ferramenta mais indicada para obter esta resposta.

Agora você mesmo pode fazer sua média ponderada no Excel. Conheça as nossas planilhas!

DEIXE UMA RESPOSTA