7 Coisas Importantes Que Você Encontrará na Apostila de Excel

Apostila de excel
A apostila de excel te dará suporte para aprender tudo que você precisa para desenvolver planilhas eletrônicas no excel com perfeição.

Quer aprender a trabalhar com o Excel e está com dificuldades? Confira o que uma boa apostila de Excel precisa ter.

Você precisa organizar uma série de dados e interpretá-los, mas não sabe como realizar esse procedimento? Esta é uma necessidade bastante comum entre empresas e pessoas físicas que buscam controlar as suas finanças ou atividades. Neste caso, para desenvolver essa tarefa, a maioria dos indivíduos fazem uso do Excel para criar planilhas, que reúne uma gama extensa de funções e possibilidades, porém, é claro que será necessário estudar “um pouco” para conseguir criar uma boa planilha, e é exatamente neste momento que entra em ação a apostila de Excel.

Se você trabalha no meio corporativo, provavelmente já ouviu falar no Excel, que nada mais é do que um software criado especificamente para a elaboração de planilhas, sendo responsável por trazer uma série de benefícios para a empresa como, por exemplo, organização e praticidade na disposição, análise e interpretação das informações que são geradas em um determinado período de tempo.

O Excel é composto por diversas funções, o que faz com que muitas pessoas achem difícil mexer no software, bem como, que acreditem que jamais conseguirão tirar o melhor proveito desta plataforma. Supondo que este seja seu caso, reunimos aqui tudo que você precisa sobre apostilas de Excel, que são capazes de ensinar desde o nível básico até o mais avançado. Confira abaixo:

Por Que Usar o Excel?

O Excel é um software que faz parte do Pacote Office da Microsoft, tendo sido desenvolvido exclusivamente para a construção de planilhas. A partir do uso desta plataforma as empresas encontram mais praticidade, pois é possível agrupar os seus dados por categorias, o que agrega organização ao ambiente corporativo, evitando que as informações se percam.

Além de tornar as atividades mais organizadas, o Excel também serve para ajudar os gestores a reunir todas as informações em um só lugar, podendo promover análise e interpretação do desempenho de um determinado setor ou tarefa da empresa. Dessa maneira, é possível identificar possíveis erros e trabalhar para corrigi-los.

O Excel permite que dados sejam comparados, bem como conclusões precisas, utilizando-se de fórmulas básicas que, ao final, oferecem tudo que um bom gestor precisa, esse é o principal motivo da sua importância.

Por Que Investir em Apostila de Excel?

Você não sabe nada sobre Excel? Não perca mais tempo e invista agora mesmo em uma apostila de Excel. Aprender algo novo é sempre muito bom, ainda mais quando se trata de plataformas digitais que podem ser muito úteis na operação e controle de atividades empresariais ou domésticas.

Mas vamos pensar de uma “forma diferente”, você não tem uma empresa e nem problemas com administração de gastos pessoais, por que apostar em uma apostila de Excel? Você já pensou que pode ganhar dinheiro elaborando planilhas de Excel para empresa? Essa pode ser tanto uma profissão como uma forma de renda extra, pense nisso!

Ao usar a apostila de Excel você terá a oportunidade de aprender sobre todas as questões que envolvem esta plataforma, desde as suas funções básicas até as mais modernas e avançadas, permitindo que haja domínio sobre as ferramentas e mais entendimento sobre a construção dos diferentes modelos de planilhas.

Também, é comum encontrar modelos de planilhas de Excel nas apostilas, o que facilita a elaboração do seu próprio material.

7 Coisas Importantes Que Você Encontrará na Apostila de Excel

Ao adquirir a sua apostila do Excel, a pessoa irá se deparar com módulos que detalham as ferramentas e modo de como usar esta plataforma. Para você que quer saber mais, acompanhe abaixo o que irá encontrar nas apostilas do Excel.

1 – Introdução ao Excel

É impossível assimilar um conteúdo que diz respeito a uma ferramenta se você não a conhece com profundidade. Por isso, primeiramente a apostila irá trazer a introdução ao Excel, ensinando o que é a plataforma, para que serve, quais são todas as funções que podem ser usadas e como tirar um bom proveito delas.

É comum quem estuda por conta própria acabar pulando a parte da introdução do Excel, apenas por achar que se trata de um resumo, como se tudo aquilo fosse ensinado posteriormente. Porém, não é bem assim, a introdução é um módulo muito importante, sendo fundamental para que o usuário compreenda porque as ferramentas são como são.

Além disso, através de uma boa leitura da introdução e entendimento do tema, ficará mais fácil assimilar o conteúdo, reduzindo significativamente a porcentagem de “perda/esquecimento” do conteúdo.

2 – Como Criar o Documento

Depois de saber tudo que o Excel pode te oferecer em termos de ferramentas e benefícios, a apostila traz um módulo completo de como criar um documento, bem como nomear e salvar em uma pasta específica, fazendo com que você tenha mais organização e praticidade para localizá-lo na máquina.

Nesta etapa, a apostila irá instruir o leitor a entrar na página inicial do software, depois determinar um nome para a sua planilha como, por exemplo, planilha de controle de estoque. Após este procedimento, basta ir até o botão “Salvar Como”, escolher o local que o arquivo será armazenado e salvar.

3 – Formatar Planilhas e Células

Formatação de célula excel
Uma das grandes dificuldades para quem não tem prática com as planilhas do excel é justamente a formatação. Na apostila de excel você irá aprender a fazer a formatação de planilhas e células no excel com facilidade.

Em se tratado de Excel, uma das principais questões é como formatar planilhas e células. Levando isso em consideração, as apostilas destinadas a ensinar como mexer no software disponibilizam um módulo completo de como estruturar os documentos e dados, instruindo como formatar as colunas e células para cada modelo de planilha.

A partir destes ensinamentos da apostila, o aluno saberá como ir até a aba “Inserir”, que possibilita determinar o número de coluna e células, as quais devem estar de acordo com as necessidades de cada estudo. Além disso, também ensina como definir a dimensão e largura das linhas da tabela.

4 – Como Inserir e Editar Dados

Após descobrir como montar toda a estrutura da planilha do Excel, a apostila se preocupa em fazer com que o aluno fique expert em inserir e editar os dados. Em um primeiro momento, a apostila fará uma breve contextualização de como levantar as informações da maneira correta para que o seu estudo seja mais correto.

Na sequência, a apostila traz orientações de como dispor os dados de um modo que facilite a sua análise e interpretação, além de ensinar como definir o que merece ser considerado em uma categoria, bem como, colocado em colunas.

5 – Promover a Exibição de Dados

Colocar os dados na planilha não é o suficiente para entendê-los e saber como interagir com a plataforma, concorda? Pensando nisso, a apostila de Excel conta com um capítulo que tem a função de ensinar como exibir os dados de acordo com a sua necessidade, possibilitando que eles sejam vistos em totalidades ou separados e em destaque.

Perceba que o Excel não oferece apenas a possibilidade de criar planilhas com dados, mas também toda uma forma interativa para maximizar a eficiência de análise.

Nesse ponto, você saberá como dominar as ferramentas de interação do Excel para usá-las ao seu favor. Algumas das questões dizem respeito a como deixar as informações em evidência, possibilitando que o usuário tem mais praticidade quando está procurando uma informação específica.

6 – Cálculos Básicos e Funções Financeiras

Uma das principais vantagens que as empresas e pessoas físicas encontram ao recorrer ao uso do Excel é organizar os dados e, ao mesmo tempo, promover cálculos de maneira automática. Porém, esta é uma das etapas mais complicadas da plataforma, uma vez que qualquer erro pode comprometer o resultado final.

Ao tentar por em prática, vou ser honesto, por muitas vezes terminará sua planilha e aparecerá ERROR, mas isso faz parte, é até pegar o jeito. Por isso, sugiro sempre ir salvando a medida que for inserindo funções e fórmulas, porém, lembre-se de conferir se, ao inserir a fórmula, ficou correto, senão salvará com fórmula errado e ai piorará as coisas.

Tendo em vista a grande dificuldade de conseguir por em prática a utilização de fórmulas e funções, as apostilas de Excel trazem um capítulo detalhado e extenso sobre cálculos básicos e funções financeiras. Dessa maneira, o usuário irá aprender como programar o software para realizar os cálculos conforme os dados forem inseridos e que estejam de acordo com a suas necessidades, o que ajuda a economizar tempo e trabalho.

7 – Elaboração de Gráficos

Elaboração de gráficos da apostila excel
Uma das vantagens do excel são os gráficos, eles facilitam a análise do conteúdo da planilha eletrônica. Na apostila de excel você aprenderá como fazer uso dos gráficos.

Definitivamente, o Excel é uma plataforma que funciona muito bem para o controle de finanças e de atividades, não é para menos que as empresas não dispensam uma boa tabela.

Uma das facilidades proporcionadas pelo programa é o uso de gráficos, que permite ao usuário reunir todos os dados e os seus resultados em apenas um documento, o qual pode ser usado como referências em reuniões para avaliar o desempenho do tema que está sendo controlado.

Os gráficos vão se formando conforme os dados são lançados, inclusive, levando em consideração as funções/fórmulas, por exemplo, soma, multiplicação, subtração e divisão. Mas, para que você domine esta função, a apostila apresenta um capítulo de criação de gráficos, que orienta como moldá-los de acordo com as características da sua planilha, bem como a escolher o modelo adequado.  

 E você, já achou a sua apostila de Excel? Conte-nos e cadastre seu e-mail para receber mais dicas!

DEIXE UMA RESPOSTA