Os 6 Melhores Modelos de Planilhas Grátis

Planilhas grátis
Optar por planilhas grátis é uma boa opção para quem não pode investir nos modelos pagos. Apesar de ter limitações as versões grátis de planilhas podem ajudar bastante você e os seus negócios!

Procurando por planilhas grátis? Veja mais informações aqui e escolha já a que melhor se adéqua aos seus negócios!

Você precisa organizar as informações do setor financeiro da sua empresa? Um dos melhores meios de alcançar este objetivo é através da construção de planilhas, que nada mais são do que relatórios que comportam dados financeiros ou sobre atividades, sendo ótimas opções para auxiliar no controle das mais diversas áreas de negócio, sejam do estoque, caixa, gastos ou operacional.

Para a praticidade e felicidade de quem trabalha com a fiscalização de informações geradas em um determinado setor da empresa, é possível encontrar as planilhas nos mais diversos modelos como de controle estoque, de fluxo de caixa, de custos operacionais, de investimentos, entre outras. É só escolher aquela que mais se enquadra às suas necessidades.

Construir um modelo de planilha não é uma tarefa tão simples, o que faz com que muitas pessoas desistam de utilizar a planilha. Mas fique tranquilo, não é por isso que você precisa deixar de desfrutar dos benefícios destes relatórios, pois é perfeitamente possível encontrá-los prontos e sem ter que pagar nada.

Claro, a qualidade de uma planilha grátis não é a mesma das compradas ou elaboradas “sob encomenda”, mas já ajuda bastante! Para quem está nesta situação, nós iremos trazer aqui, mais informações sobre planilhas grátis. Confira!

Por Que Usar Uma Planilha Grátis?

Você tem um negócio pequeno ou vai fazer o controle de informações domésticas e não tem dinheiro ou não sabe construir uma planilha própria? Se você se encaixa neste perfil, as planilhas grátis podem resolver os seus problemas de uma vez por todas, uma vez que não será necessário tirar um centavo do seu bolso e o modelo já vem todo estruturado.

Além disso, a planilha grátis também agrega praticidade para que você possa promover o controle financeiro ou de tarefas de uma forma muito mais ágil e organizada, uma vez que os dados são agrupados de forma detalhada, facilitando a identificação, análise e interpretação do desempenho da empresa ou pessoal em uma área.

Um dos problemas das planilhas grátis é o fato de que são mais simplórias, sendo preciso algumas adequações à cada tipo de negócio, porém, é melhor do que começar do zero, concorda?

Conheça os 6 Melhores Modelos de Planilhas Grátis

Uma das principais vantagens das planilhas é o fato de existirem diversas versões, sendo que cada uma é responsável por agrupar e mensurar um tipo de dado, atendendo às necessidades específicas. Por isso, conheça abaixo as principais planilhas grátis:

1 – Planilha de Controle de Cheques

Você tem um comércio e trabalha com o recebimento de cheques? Pois bem, com certeza já deve ter descoberto que controlar os valores e se os pagamentos realmente aconteceram é fundamental.

Por ser necessário encontrar um meio de controlar os valores recebidos para posteriormente descontá-los e saber a origem dos cheques, caso aconteça algum problema, uma boa alternativa é optar pelo modelo de planilha de controle de cheques grátis, que adiciona muitas facilidades nesse processo.

A planilha de controle de cheques é composta por colunas como, por exemplo, data, lançamentos, repassados, cheques a vencer, cheques vencidos, contato e resumo geral. Ao preencher estas informações, você poderá descontar os valores dentro do prazo de vencimento, além de evitar possíveis prejuízos e transtornos com clientes que tiveram seus cheques descontados antes da data.

2 – Planilha Controle de Fluxo de Caixa

O fluxo de caixa é a quantidade de dinheiro que entra e sai do caixa da empresa, bem como para o destino que leva os recursos. Este é um dos maiores problemas enfrentados pelos comerciantes e empresários, que acabam não conhecendo o total dos seus rendimentos e gastos.

Para enfrentar esta situação, o ideal é usar a planilha de controle de luxo de caixa, que reúne e fiscaliza todas as informações referentes aos valores recebidos e pagos pelas empresas.

O uso da planilha de controle de fluxo de caixa é imprescindível, tanto para as empresas pequenas quanto para as de grande porte. Neste caso, o relatório é composto pelas colunas de receitas, origens das receitas, despesas, valores das despesas e datas de pagamento.

Saber o que entra e o que sai no seu caixa é importante, concorda? Não deixe de ter uma planilha de qualidade, afinal, é de dinheiro que estamos falando.

3 – Planilha de Estudo de Viabilidade Econômica

A sua empresa pretende começar um novo projeto? Antes de começar a colocar a mão na massa, é necessário verificar se existe capital disponível para fazer tal investimento. Nesta situação, pode-se fazer uso da planilha de estudo de viabilidade econômica grátis, que tem como objetivo informar o gestor sobre a situação financeira da empresa e se é possível canalizar uma parte da verba para outro projeto.

A partir da planilha de estudo de viabilidade econômica, é possível ter mais segurança para começar um novo investimento, evitando que o projeto seja interrompido por falta de dinheiro. Este relatório possui informações como o fluxo de caixa, recebimento, lucro mensal, capital armazenado, as quais mensuram a disponibilidade e viabilidade do uso do dinheiro em caixa.

4 – Planilha de Controle de Vendas

Um dos principais métodos para acompanhar o desempenho do seu comércio é através do controle de vendas, que possibilita ao gestor conhecer com exatidão o volume do consumo dos seus produtos ou serviços, o que pode ser usado para promover melhorias internas e externas, além de servir para otimizar a relação com os seus clientes, trabalhando para oferecer aquilo que realmente é do interesse deles.

Porém, para conseguir tudo isso, é preciso fazer uso do modelo de planilha de controle de vendas grátis, que é composta por dados como os tipos de produtos comercializados, os seus respectivos valores, data da efetivação da venda e forma de venda.

5 – Planilha de Controle de Estoque

Uma empresa com um estoque bagunçado certamente irá enfrentar inúmero transtornos, podendo, inclusive, perder dinheiro devido ao fato de sobrar ou faltar produtos. Para que este tipo de situação não aconteça no seu estabelecimento comercial, é de fundamental importância adotar a planilha de controle de estoque grátis, que fiscaliza desde a entrada até a saída das mercadorias.

A planilha de controle de estoque auxilia na organização das empresas, fazendo com que ela melhore o seu processo de compras e vendas, evitando o desperdício. Este relatório conta com dados como os tipos de mercadorias comercializadas, a quantidade comprada, disponibilidade em estoques, data de entrada e saída dos produtos.

Normalmente, as planilhas grátis possuem funções limitadas, principalmente no tocante a fórmulas de soma, multiplicação, entre outras. Por isso, não espere “milagres” ou que a planilha faça tudo sozinho, porque não irá.

6 – Planilha de Tarefas

O seu desempenho pessoal ou da empresa está abaixo do esperado? Então está mais do que na hora de você compreender que é necessário estabelecer mais controle sobre a realização das suas atividades e até mesmo dos seus funcionários. Levando isso em consideração, o mais indicado é recorrer ao uso da planilha de tarefas grátis, que é excelente para auxiliar no cumprimento e desempenho das atividades.

A planilha de tarefas é bastante democrática, pois pode ser aplicada no ambiente doméstico ou empresarial. Esta tabela é composta por informações como: tarefas, objetivos, data de início, data de finalização e resultado atingido. A vantagem deste modelo é poder ser encontrado em várias versões, visando atender tipos diferentes de tarefas.

Onde Encontrar Planilhas Grátis?

A internet, definitivamente, nos oferece uma série de facilidades, entre elas estão as planilhas grátis. Se você está precisando usar este tipo de relatório, basta fazer uma pesquisa online, pois é possível encontrar diversos portais que disponibilizam planilhas de todas as versões, sem cobrar nada em troca, é só fazer o download e começar a usar.

2 Dicas Sobre o Que Fazer Com a Planilha Grátis

Antes de obter a sua planilha grátis, é necessário tomar algumas precauções para tirar o melhor proveito possível do documento. Acompanhe abaixo:

1 – Faça Download da Planilha Grátis

Em primeiro lugar, ao escolher o seu modelo de planilha grátis é necessário fazer o download. Neste ponto, é preciso tomar algumas precauções, pois há portais que não cobram nada pelo relatório, mas no momento do download baixam malwares, que são softwares maliciosos, que podem deixar a sua máquina lenta. Prefira não baixar planilhas de portais que fazem esta prática.

Sejamos honestos, quem “dá” algo para alguém sem cobrar nada? Ninguém, praticamente. Normalmente as empresas exigem que você deixe seu e-mail ou faça um pequeno cadastro, com isso você passará a receber diversos e-mails promocionais e propagandas.

2 – Preencha a Planilha Grátis

É importante ressaltar que ao fazer o download da planilha grátis, você estará adquirindo a parte estrutural do relatório, com todas as colunas e células. Por isso, é necessário salvar o arquivo no computador e preenchê-lo com os dados da sua empresa. Depois disso é só adequar às suas necessidades e passar a utilizá-la.

Já encontrou algumas planilhas grátis eficientes? Comente e cadastre seu e-mail para receber mais dicas de negócios!

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA