4 Passos Ideais Para Fazer a Planilha de Contas a Pagar

Planilha de Contas a Pagar
A planilha de contas a pagar irá te ajudar a organizar a sua vida financeira e resolver os seus problemas com dívidas.

Está com dificuldades de pagar as contas? Veja o que a planilha de contas a pagar pode fazer por você!

Você não se organizou, esqueceu a data do vencimento de uma conta, gerou juros e agora está com um “problemão” para resolver? Essa situação que você terá de se “apertar” para arcar é justamente um reflexo das consequências da sua desorganização. Embora na “sua pele” possa parecer o fim do mundo, vamos começar por uma coisa simples: Você não é o único passando por isso, existem milhares de outras pessoas com a mesma dificuldade, é mais comum do que você pensa!

É perfeitamente possível trabalhar alguns pontos que evitarão que este problema volte a ocorrer, deixando o seu bolso prevenido e tranquilo. É o que você quer, não?

Não, não se trata de nenhum truque de mágica. Na verdade, é uma solução bem simples e muito eficiente. Nós estamos falando da planilha de contas a pagar, que é uma verdadeira “mão na roda” para quem é “esquecido” ou tem um número elevado de dívidas, o que por vezes realmente pode lhe confundir com valores e prazos de vencimento.

Se você não trabalha no setor financeiro de uma empresa é provável que fique “ressabiado” ao ler a palavra “planilha” e pense naquelas dezenas de fórmulas e no grau de dificuldade de construí-la. Mas não é nada disso, este processo é muito mais fácil do que as pessoas imaginam, sem falar nos benefícios que trazem para a sua vida.

Além disso, você pode adquirir uma planilha de contas a pagar por um preço bem justo, sendo que essa planilha precisará ser comprada uma única vez, durante pelo resto da sua vida, sendo necessário apenas lançar os dados financeiros, já que a mesma possui as fórmulas ideais e até mesmo desenhos gráficos para que você consiga se organizar.

Portanto, para te ajudar, reunimos informações sobre o que é e como fazer a planilha de contas a pagar. Confira abaixo:

O Que São Planilhas de Contas a Pagar?

Como o próprio nome diz, as planilhas de contas a pagar nada mais são do que documentos que comportam dados detalhados de dívidas a serem pagas, que foram adquiridas em um determinado período de tempo. Este modelo de planilha pode ser usado tanto para gastos pessoais quanto para custos empresariais.

O mais importante é saber que a planilha de contas a pagar é uma maneira prática de reunir todas as informações das suas dívidas como, por exemplo, para quem está devendo, o valor e quando tem que pagar. Dessa maneira, você garante a sua tranquilidade financeira e a dos seus credores.

Talvez você esteja pensando para si mesmo: Uma planilha de contas a pagar não me “adianta de nada”, não gera dinheiro para pagar minhas contas! Ai que você se engana. Garanto a você que após utilizar a planilha de contas a pagar você conseguirá quitar suas dívidas, isso porque, provavelmente, você não consegue pagá-las não porque ganha pouco, mas sim pelo fato de estarem desorganizadas. Cerca de 70% das pessoas não conseguem pagar suas contas em razão da falta de organização e disciplina no quesito.

Por Que Fazer Uma Planilha de Contas a Pagar?

Você não aguenta mais atrasar o pagamento das suas dívidas e acumular juros, que são responsáveis por elevar os valores e deixar o seu bolso vazio? Então, o uso da planilha de contas a pagar é a solução certa para o seu problema. Em primeiro lugar, este documento traz organização para a sua vida, uma vez que ele evidencia todas as suas contas e as datas que elas precisam ser pagas.

Além de organização, este modelo de planilha também otimiza os seus planejamentos, pois antes de fazer um novo investimento, pode-se consultá-lo para analisar se o valor a ser pago irá comprometer as suas receitas e consequentemente o pagamento das outras contas.

4 Passos Para Fazer a Planilha de Contas a Pagar

Fazer a planilha de contas a pagar é bem simples, basta ter cautela para colher os dados, atenção para criar a estrutura do documento e disciplina para preenchê-lo. Com o tempo esta prática se torna automática. Acompanhe abaixo como elaborar a sua planilha de contas a pagar:

1 – Faça um Levantamento de Todas as Suas Contas

Levantamento de Dados Planilha de Contas a Pagar
O levantamento de dados da Planilha de contas a pagar deve ser feito primeiramente com papel e caneta. Após estarem devidamente organizados, basta inserí-los na planilha de contas a pagar.

Sim, a planilha de contas a pagar irá trazer organização para que você nunca mais esqueça a data de vencimento de uma conta. Porém, para que ela realmente funcione e torne a sua vida mais prática é de fundamental importância que, absolutamente, todas as contas sejam descritas no documento com um rigor de detalhes.

Sendo assim, antes de qualquer coisa, pegue um papel e uma caneta e faça uma lista de todas as suas contas, desde as de menor valor até aquelas que são mais cara. Para que a sua lista seja ainda mais precisa, uma boa dica é usar notas fiscais, recibos, contratos e demais documentos que indique que você comprou um produto ou um serviço. Não se esqueça de colocar no papel o valor a pagar e a data de vencimento.

Claro que existirão também contas que não constam em recibos ou notas fiscais, e estas também devem ser lançadas, caso contrário não funcionará a sua planilha de contas a pagar. O que estamos sugerindo é que você utilize essa documentação para que não se esqueça das contas de maior valor.

2 – Escolha o Software Para Montar a Planilha de Contas a Pagar

Escolher o software para montar a planilha de contas a pagar é uma tarefa simples, mas que pode influenciar muito no modo como o documento será montador e posteriormente interpretado.

Se você está aqui, procurando saber como montar uma planilha, é porque precisa de “organização” e praticidade. Por isso, uma boa dica é fugir dos softwares mais complicados, que podem desperdiçar o seu tempo e lhe confundir!

É só fazer uma busca rápida na internet para descobrir que existem diversas plataformas de criação de planilhas. Para uso doméstico e de empresas de pequeno porte, uma boa dica é usar o Excel que não tem nenhum custo, é fácil de mexer e possui ferramentas dinâmicas.

Você pode ainda comprar a sua planilha. O custo para comprar uma planilha de contas a pagar é de aproximadamente R$ 100,00 reais. Pode parecer um valor relativamente alto por uma planilha, mas acredite, já no primeiro mês você economizará esse valor devido a sua organização, sem contar que poderá utilizar pelo resto da vida, trocando apenas os dados. É ou não é um bom custo x benefício?

3 – Estruture a Planilha

Agora que você já tem todos os dados em mão e já escolheu o software que mais compreende as suas necessidades, é o momento de estruturar a planilha de contas a pagar. Portanto, clique sobre ao ícone da plataforma para abrir a sua página. Primeiramente, vá até o ícone “Salvar Como”, nomeie o documento e salve em uma pasta.

Na sequência, vá até a caixa “Inserir” e determine o número de colunas e células que a planilha deve ter. Este número tem que estar de acordo com a sua quantidade de informações. Por exemplo, se você tem 7 contas a pagar, deve fazer três colunas com o nome da conta, a data de vencimento e o valor. É necessário ter uma célula para cada dívida em todas as colunas, ou seja, cada uma delas terá 7 casas.

4 – Disponha os Dados na Planilha

Bom, este é o momento mais simples, é só transcrever os dados na planilha de contas a pagar. Porém, é importante ter o máximo de atenção para não cometer nenhum erro, pois do contrário, o resultado final poderá ser comprometido e gerar mais dores de cabeça, não é isso que você quer, correto?

Então, pegue a sua lista de contas feita no início do processo e vá dispondo as contas, colocando uma por vez. Confira se todas foram transferidas para a planilha, se os valores e datas de vencimento estão batendo, entre outros fatores que podem evitar os erros. No final, não se esqueça de salvar as informações que foram acrescentadas. Para fazer isso, é só clicar em “Salvar”.

É claro que essa planilha passada aqui é simples, tendo como foco apenas auxiliar você a se organizar. Uma planilha de qualidade e que consiga resolver todos os seus problemas de organização exigirá fórmulas e dezenas de colunas, talvez centenas. Nesse caso, o ideal é comprar uma planilha mesmo, porque o curso de planilhas de excel sairá mais caro para você.

2 Dicas de Como Usar a Planilha de Contas a Pagar                                                

Também é preciso aprender como utilizar corretamente a planilha de contas a pagar, principalmente para não “abandoná-la” por achar que não teve o resultado esperado.

1 – Consulte a Planilha de Contas a Pagar

Consulte a Planilha de Contas a Pagar
É importante sempre consultar a planilha de contas a pagar. Só desta maneira você conseguirá fazer o controle das contas a pagar.

O quinto dia útil do mês chegou e você recebeu o seu ordenado? Não perca tempo e trate de pagar todas as contas para poder “respirar aliviado” durante o resto do mês. Por isso, pegue a sua planilha de contas a pagar, analise quais são os vencimentos mais próximos e pague as dívidas.

Ao tomar esta atitude, você evita esquecer-se de pagar uma determinada conta e quando se lembrar ter juros altos ou não haver mais dinheiro para pagá-la. Se você quer ter uma vida financeira mais organizada, o pagamento das suas contas deve ser prioridade.

Eu, particularmente, prefiro receber o meu ordenado e efetuar o pagamento de todas as contas, inclusive as que não estão “próximas do vencimento”, mas que correspondem àquele mês, assim, o que sobrar, é o que posso gastar em lazer, bens de consumo e etc.

2 – Crie o Hábito de Atualizar a Planilha

Você contraiu uma nova conta e não colocou esta informação na sua planilha de contas a pagar? Saiba que este esquecimento poderá sair muito caro, comprometendo o seu dinheiro ou novos planejamentos. Portanto, é mais do que recomendado criar o hábito de atualizar o relatório.

Defina uma frequência para que a planilha de contas a pagar seja atualizada, podendo ser diariamente, semanalmente ou quinzenalmente. Um período de tempo maior do que isso não é recomendado, pois os dados poderão se perder, reduzindo a eficácia da planilha.

Caso você efetue a compra da planilha de contas a pagar, um aspecto muito legal e que você pode utilizar para ver se está melhorando suas finanças, é o setor gráfico, o qual demonstra de forma gráfica em que setor você gastou a maior parte do seu dinheiro, bem como se estão diminuindo ou aumentando os seus custos.

E você, que tal usar a planilha de contas a pagar? Conte-nos como foi e cadastre seu e-mail para receber mais dicas!

DEIXE UMA RESPOSTA