Curso Excel: Vale a Pena e Como Funciona?

curso excel
O curso excel pode ser a opção perfeita para você aprender como criar planilhas empresariais e facilitar a organização do seu negócio ou pessoal

O curso de Excel é muito útil para quem precisa fazer planilhas no dia a dia profissional. Faz parte das suas atividades cotidianas construir relatórios, planilhas, entre outros documentos que agrupam informações importantes sobre a empresa ou determinados conteúdos? Então, certamente você já teve que recorrer aos softwares que oferecem os recursos necessários para executar as suas tarefas.

Hoje, um dos programas mais utilizados em todo o mundo para a elaboração de planilhas é o Excel, que pertence à Microsoft. Este programa oferece diversos recursos como a execução de cálculos e gráficos, logo, para dominar esta ferramenta é recomendado fazer um curso de Excel. Acompanhe abaixo mais informações sobre cursos para trabalhar com Excel.

O Que é o Excel

O Excel é um software da Microsoft muito utilizado pelas empresas para a realização de operações financeiras e contabilísticas usando planilhas eletrônicas. As planilhas são compostas por células agrupadas em linhas e colunas. Este programa se caracteriza por ser dinâmico, apresentando uma interface interativa e diversos recursos, que podem simplificar e tornar visual uma enorme quantidade de dados.

O software Excel pode ser usado para a execução de várias atividades como, por exemplo, cálculos simples e complexos, elaboração de relatórios e gráficos sofisticados, desenvolvimento de lista de dados, análise estatísticas e financeiras, projeções e análise de tendência, além de ter uma linguagem de programação que se baseia em Visual Basic.

Os usos mais comuns do Excel são para desenvolver planilhas de controle de despesas e receitas, folhas de pagamentos de funcionários, controle de estoque e criação de banco de dados.

Motivos Para Aprender a Usar o Excel

1- O Excel é Útil Para Empresas Financeiras

O Excel é um programa muito útil para as empresas que trabalham com finanças, pois ele oferece a possibilidade de construir planilhas e sistemas de cálculos. Estas são apenas algumas das principais funções deste software, pois ele fornece uma gama muito ampla de recursos.

Inclusive, você poderá criar gráficos em forma de candle ou pizza para apresentar os dados e visualizá-los de forma interativa e simples. É excelente para tomar decisões rápidas ou apresentar em reuniões de negócio.

2- Redução de Custos Com Treinamento

Um dos motivos de ser um dos softwares mais utilizados do mundo é o fato de o Excel ser uma plataforma simples de interagir, o que faz com que as empresas tenham redução de custos com o treinamento dos funcionários, pois é um programa menos complexo e que exige menos tempo de treinamento em relação aos demais.

Vale lembrar que o Excel possui um sistema de implementação de formulas que permite criar, praticamente tudo que se refere a sistemas financeiros e dados. É realmente incrível!

3- Poupar Tempo

O tempo é um dos bens mais preciosos no mundo corporativo. Ao utilizar o Excel para resolver problemas, a organização pode poupar tempo, automatizando os seus processos, o que permite economizar horas de tarefas repetitivas.

4- É o Melhor Sistema Para Gerenciar Clientes

O Excel é considerado um dos melhores sistemas para fazer o gerenciamento de clientes, permitindo que eles possam ser atendidos da melhor forma possível e bem organizada. Por meio do uso do Excel, a empresa pode colher dados, fazer a análise e depois apresentar conclusões para tomar decisões e desenvolver projetos. Esta ferramenta ajuda a extrair informações e elaborar relatórios.

5- Tem Bloco de Notas Analítico

Depois de analisar os dados e os gráficos construídos no Excel, você também pode desenvolver conceitos e ideias sobre questões de finanças, relatórios e orçamentos, basta usar o bloco de notas analítico para fazer as suas considerações.

6- Adiciona Valor ao Networking

Saber fazer um bom networking é fundamental para obter sucesso em qualquer empresa ou carreira. Conhecer e saber como usar corretamente o Excel é um fator para se destacar e se firmar em grandes negócios, sendo possível automatizar atividades repetitivas.

7- O Excel Pode Ser Transformado em Página da Web

O Excel também oferece a vantagem de transformar facilmente os dados de uma planilha em uma página da web. Se você usar o Excel em conjunto com o Microsoft Publisher poderá fazer integração em uma página da web, o que possibilita compartilhar as ferramentas com outras pessoas ou empresas remotamente, diminuindo boa parte do trabalho.

Além disso, esta integração reduz o trabalho redobrado dos funcionários que terão a sua disposição o mesmo documento em tempo real.

8- As Planilhas do Excel São Portáteis

As planilhas elaboradas no Excel são leves e podem ser armazenadas e enviadas com facilidade por e-mails, celulares e pen-drives. Além disso, se você precisar usar o Excel em um computador que não seja o seu, você não terá problemas para abrir e mexer na sua planilha, desde a máquina tenha os programas da Microsoft.

O Que Você Aprende no Curso Excel

Conforme já foi dito, o Excel possui muitos recursos e para dominar todos eles é recomendado fazer um curso. Para os iniciantes, o mais indicado é fazer o curso básico Excel, onde o aluno aprende a usar as principais ferramentas do aplicativo. Entre os principais fundamentos ensinadas estão a de formatação, navegação, inserção de dados, elaboração de gráficos e a utilização de funções/fórmulas.

curso excel planilhas
O que irá aprender nos cursos de excel

A maioria dos cursos de Excel básico são mais práticos do que teóricos, baseando-se em exercícios semiprontos que viabilizam a conclusão de diversos exercícios, de todos os tipos e formatos, sem gastar muito tempo digitando.

Veja abaixo como é dividido um curso Excel

1- Apresentação

O primeiro módulo do curso de Excel faz uma apresentação sobre os conceitos do programa, das planilhas, menus, botões, controle de zoom, modos de exibição e demais fatores básicos.

2- Conceitos Básicos

O segundo módulo do curso Excel é sobre os conceitos básicos, ensinando sobre linhas, colunas, seleção, endereço, edição de células, navegação, verificação ortográfica, configuração de páginas e margens, abrir, salvar, salvar como, inserir, excluir linhas e colunas, desfazer e refazer, substituir e localizar.

3- Fórmulas

O terceiro módulo do curso Excel é compostos por operações matemáticas, função soma e auto soma, vínculos entre planilhas, além de inserir função soma, mínimo, máximo, média, condicional SE, etc.

4- Formatação

O quarto módulo do curso Excel ensina como fazer a formatação de texto, de células, alinhamento, bordas, pincel, ferramenta de realce, formatação parágrafo e recuos, alinhamento e centralização entre colunas, utilização de marcadores e numeração, largura de coluna e altura de linha.

5- Usar Todos os Recursos

O último módulo do curso Excel faz um apanhado de todos os recursos da plataforma como, por exemplo, copiar, recortar e colar, copiar arrastando, copiar e enter, visualizar impressão, conceito sobre o uso de uma de uma planilha, configuração de impressão, manipulação de planilhas, criação, edição e formatação de gráficos, congelar painéis, ferramenta classificar, ferramentas de análise e ferramentas de desenho.

Quer aprender mais sobre planilhas e cursos? Acompanhe nosso site!

DEIXE UMA RESPOSTA